O que é a Próstata Hyperplasty?

A hiperplasia / aumento benigno da próstata (BPH / BPE) é uma condição incomum em que a próstata, uma estrutura glandular do tamanho de uma noz formada por músculo fibroso e tecido glandular, cresce rapidamente em tamanho, ocupando uma parte importante da bexiga urinária. A próstata envolve um tubo chamado uretra, ou passagem através da qual a urina e a ejaculação são expelidas do corpo. Se a uretra não drena a urina da bexiga, a próstata aumenta de tamanho e, então, com o tempo, a próstata aumentada aumenta de tamanho a ponto de bloquear a passagem da urina pela bexiga. Use desinpros e pare de sofrer agora mesmo.

Embora não existam causas específicas conhecidas para a presença de aumento da próstata, a maioria dos pesquisadores acredita que a próstata pode estar produzindo em excesso andrógenos, substâncias químicas secretadas pelo sistema reprodutor masculino, especialmente os testículos, para aumentar a próstata e melhorar sua funcionalidade . Outra teoria sugere que o aumento da próstata é causado pela presença de tumores na próstata. Isso pode resultar na obstrução da uretra. Nos homens, o excesso ou a falta de testosterona é responsável pela produção de muito andrógeno, contribuindo assim para o início do aumento da próstata.

Alguns dos sintomas do aumento da próstata podem incluir dor ao urinar, desconforto ao urinar, dificuldade em conseguir uma ereção. Se você notar qualquer destes sintomas, você deve consultar o seu médico o mais rapidamente possível.

Para curar essa condição, o médico pode recomendar uma cirurgia de aumento da próstata para aumentar a próstata aumentada, removendo a próstata aumentada e os tecidos circundantes com o uso de uma incisão ou a remoção da prostatite. Em alguns casos, o médico também pode ter que cortar a próstata aumentada para permitir a remoção mais fácil das áreas afetadas após a cirurgia.

Próstata hyperplasty pode ser realizada em pacientes que têm a doença há vários anos, apesar de mais recente, os pacientes são, por vezes sugerido para submeter-se a cirurgia, se eles ainda têm a condição após a realização de vários tratamentos para o câncer de próstata ou de outras condições. Alguns desses pacientes podem ainda apresentar sintomas de HBP, mesmo que tenham sofrido recentemente um tratamento para o câncer de próstata. Se você notar sintomas que não desaparecem após o tratamento, você deve consultar imediatamente o seu médico, pois pode haver um problema subjacente que precisa de tratamento imediato.

É recomendável que você consulte um médico se você acha que você tem essa condição, pois o tratamento só pode ser feito com a autorização do seu médico. Antes do procedimento, o seu médico irá realizar um exame físico e raios-x para determinar a extensão de sua próstata alargamento.

A cirurgia de aumento da próstata geralmente é realizada sob a supervisão de seu médico, que usará um instrumento chamado endoscópio robótico para examinar o interior da próstata. O endoscópio pode ser usado para medir o tamanho e a posição da próstata. Assim que o cirurgião determinar a extensão de sua próstata aumentada, ele dirá o tamanho apropriado da incisão da cirurgia prostática para que o tamanho e a localização corretos possam ser determinados. Pode não ser necessário que você use anestesia local para este procedimento, dependendo da profundidade desejada da cirurgia.

Após a cirurgia, você pode esperar alguns hematomas e edema que geralmente desaparecem em duas semanas, embora possa demorar algumas semanas a mais se a operação for realizada em ambulatório. Você pode ser aconselhado a passar a noite em um hospital se seu médico aconselhar. Faça o seu corpo se ajustar ao novo tamanho da próstata; pode levar alguns dias para que os sintomas diminuam e cicatrizem antes que você possa retornar à atividade normal.